audio automotivo

Na hora de escolher um som para o seu carro, é necessário ter em mente que alguns pontos devem ser observados com maior atenção. Para não errar quando for comprar um áudio automotivo, observe os seguintes fatores:

A Fonte  

Como o próprio nome já sugere, a fonte é o canal através do qual o som será reproduzido. Ou seja, é preciso escolher se seu áudio será por meio de CD/DVD, bluetooth, rádio AM/FM e etc. 

Dessa forma, você deve observar os seus hábitos como ouvinte para tomar essa decisão. Se você usa aplicativos de música no celular, veja uma alternativa para reproduzi-lo também no veículo, por exemplo.

Amplificador

É quem vai determinar a qualidade e altura do som, à grosso modo. Ele vai captar os sinais de baixa tensão e aumentá-lo para um de alta tensão. Dá para saber se um amplificador é bom conhecendo suas especificações, mas isso é trabalho para quem realmente conhece bem dessa tecnologia.

Porém, se você é leigo, um pequeno teste vai te dizer se aquele é o som ideal para você e para o seu veículo. 

Em que casos posso querer um novo áudio automotivo?

Na maioria das vezes, os compradores dos modelos básicos optam por sair com o som de fábrica mesmo. Quando o veículo é mais popular, o som pode acabar não correspondendo às necessidades do comprador. Nesses casos, pode ser interessante investir em um novo aparelho por motivos de:

 

Melhor qualidade de som

O áudio estéreo típico das fábricas podem apresentar um som com ruídos ou com distorções. Comprar um aparelho novo, com amplificadores melhores pode tornar o som mais limpo e agradável para motorista e passageiros. 

Em geral, a vontade de ter uma melhor experiência sonora é o grande motivador para quem decide equipar o veículo com um novo aparelho de áudio automotivo.

 

Novas fontes de música e funções adicionais

Se fizermos um pequeno passeio na história, vamos perceber o quanto as fontes de som se modificaram e aumentaram em quantidade e qualidade. Hoje já é possível conectar o iPhone e sincronizar aplicativos de música com um comando, seja por toque ou por voz. 

Além disso, existem várias fontes disponíveis à escolha, como:

 

  • Reprodução de MP3 
  • Carplay – iPhone e IOS
  • Rádio via satélite
  • Bandeja para CD e DVD
  • Conectividade Bluetooth
  • Navegação GPS

 

Outras considerações a respeito de um áudio automotivo

Melhores controles de som

A facilidade de controlar o som enquanto dirige é um dos motivadores para quem busca um novo aparelho de som para o veículo. Mudar a música por comando de voz é bem melhor do que trocar um CD no meio do passeio, concorda?

Além dessa praticidade, alguns sons oferecem a possibilidade de ajuste diretamente no som. É possível corrigir a equalização, o tempo, o volume e muitos outros aspectos, a fim de melhorar a qualidade do som emitido dentro do carro. 

Vale salientar que a maioria dos sons vendidos separadamente possuem melhor qualidade de controle do som do que os que são repassados comumente em fábricas.

Estética

 

Algumas pessoas têm a preocupação de ter um painel equipado e bonito. Um bom som automotivo, com telas animadas e boa aparência podem encher os olhos desses motoristas. 

Quando se fala em estética, muitas opções para melhorar a do som do veículo são oferecidas, desde uma tela mais moderna até luzes que piscam de acordo com a música escolhida. 

Pode não ser uma tarefa fácil encontrar o melhor áudio automotivo para seu carro, mas aqui você pode conferir mais dicas e encontrar ofertas que podem ajudar você a tomar a melhor decisão. 

 

Similar Posts