Usar máquinas pesadas para executar determinados trabalhos é muito comum, principalmente na construção civil e para garantir que a máquina funcione bem e não cause prejuízos ou acidentes é preciso tomar alguns cuidados com maquinário pesado. Isso pode evitar que uma série de problemas aconteçam.

Ter qualquer descuido enquanto se usa uma máquina pesada no trabalho pode ser perigoso, uma vez que se os cuidados com maquinário pesado não forem adotados, pode acontecer graves acidentes, tais como: fraturas em algum trabalhador, amputação de membros ou até mesmo, situações em que o trabalhador perca a vida. Por isso, é muito importante que os cuidados com maquinário pesado sejam tomados e que o operador conheça as condições de bom funcionamento da máquina, suas características e tudo mais. Confira abaixo alguns cuidados com maquinário pesado e fique por dentro de como fazer bom uso de uma máquina pesada.

Cuidado com os pontos cegos

É preciso estar muito atento aos pontos cegos, como geralmente as máquinas pesadas são grandes  o operador deve ter ainda mais cuidados com maquinário pesado para evitar que não haja ninguém atrás da máquina. 

 

Caso o campo de visão do operador seja limitado, é bom ter uma pessoa que possa ajudá-lo a se guiar e direcioná-lo a fim de evitar que ocorra acidentes. É bom orientar as pessoas que trabalham no local que as máquinas pesadas tem pontos cegos e mostrar quais são, dessa forma se alguém precisar se aproximar é necessário fazer um contato visual antes, para que o operador saiba que tem alguém perto. O uso de coletes refletivos é fundamental, uma vez que eles facilitam que o operador veja quem está por perto.

Mantenha a comunicação

É necessário que o operador e as demais pessoas que trabalham com ele mantenham uma boa comunicação, para isso o uso de um rádio bidirecional é o mais indicado. Mas caso essa opção não seja viável,  o uso de sinais e gestos combinados entre a equipe também pode facilitar e ajudar na prevenção de acidentes. 

Uso de cintos de segurança

Usar cinto de segurança não é somente uma recomendação, eles são extremamente importantes para salvar vidas. Ele é capaz de protegê-lo em casos de acidentes, como se a máquina inclinar, cair para um lado e você  ser esmagado pelo equipamento, ou até mesmo ser arremessado para fora em caso de batida forte.

Fazer uso do cinto de segurança é muito importante, além de poder salvar a sua vida, também faz com que você se mantenha seguro ao assento e evita que você possa escorregar e sofrer um acidente, que pode ser grave.

Cuidado com a montagem e desmontagem

Nunca se deve entrar ou sair de um equipamento enquanto ele estiver operando. Antes de sair da máquina é muito importante  se certificar de que a máquina esteja desligada e o freio de mão esteja acionado. Também é preciso portar as chaves, pois isso evita que uma pessoas sem autorização opere a máquina e possa provocar um acidente.

Outro ponto importante é ter cuidado na hora de entrar e sair da cabine, para não sofrer uma queda.

Conheça bem a área 

Um dos cuidados com maquinário pesado é conhecer a área na qual vai trabalhar. Se houver rede de energia no local é bom manter barreiras e se possível, desenergizar a rede.

Se for fazer uma escavação, cuidado com as redes de esgoto e água para não causar danos à sua estrutura. Os trabalhadores que não operarem as máquinas e que não seja realmente necessário no local, deve permanecer afastado da área.

Faça bloqueio ou etiquetagem 

Os funcionários devem ser treinados para realizar ações e procedimentos que evitem que os demais funcionários façam alguma manutenção ou reparo sem a máquina estar devidamente etiquetada e bloqueada.

Isso é importante para evitar que a máquina seja liberada antes de o conserto ser finalizado. 

Atenção ao limite de cargas

Um dos cuidados com maquinário pesado que é de grande importância é atentar quanto ao limite de carga suportada pela máquina. Para operadores que operam mais de uma máquina no decorrer do dia é importante estar ciente que o peso suportado pelos equipamentos variam.

Conheça os seus limites

Trabalhar operando máquinas pesadas pode causar muito estresse ao trabalhador, até mesmo aqueles que já são experientes. Se estiver em dúvida, saia da cabine e verifique novamente o serviço e a área e analise os riscos envolvidos.

Se manter calmo e atento no decorrer do dia a dia, em especial durante a execução de uma atividade é muito importante.

Faça uma inspeção geral

Inspecione o equipamento ao menos uma vez por dia e sempre antes de iniciar uma operação. Se certifique se o equipamento está funcionando bem e da forma adequada. Se houver qualquer alteração ela deve ser corrigida e só depois que o trabalho deve ser executado.

Use os equipamentos de acordo com a finalidade de cada um

Cada máquina foi desenvolvida para executar determinadas funções e usá-las para fins alheios a essas funções podem danificar o equipamento e causar acidentes.

Use os equipamentos de proteção individual adequados

Usar os EPIs diminui as chances de acidentes e pode amenizar a gravidade dos ferimentos quando eles ocorrerem. Para isso, é necessário seguir  corretamente as instruções de cada um.

Confira 4 técnicas de como conservar o maquinário na construção civil

  • Conheça as orientações de segurança: a segurança deve ser tratada com prioridade. Por isso os procedimentos de segurança devem ser seguidos com rigor, além de evitar acidentes, também pode fazer com que as máquinas sejam preservadas por mais tempo.
  • Faça manutenção preventiva: fazer manutenções regulares evita que seja necessário fazer algum conserto depois.
  • Realize treinamentos com todos os funcionários: é importante que os funcionários conheçam as particularidades de cada equipamento.
  • Faça uso da tecnologia como sua aliada: existem softwares e apps que podem ajudar na organização e gestão dos equipamentos, com eles é possível ter acesso a várias informações e gerar relatórios que poderão ajudá-lo a gerir melhor a sua equipe, bem como seu maquinário. Além disso, também é possível ter mais precisão em relação às datas que foram feitas a manutenção dos equipamentos e agendar manutenções futuras.

Similar Posts