Quanto Tempo Dura uma Correia Dentada?

Quando se trata do bom funcionamento do motor, a correia dentada é uma das peças chave e embora não seja muito fácil saber o momento certo para troca, o ideal é sempre observar a quilometragem do carro.

Agora, é importante que esse tipo de serviço seja feito por quem entende, pois não é qualquer pessoa que sabe, além de ser a melhor maneira de prevenir problemas futuros.

Vale lembrar que segundo algumas montadoras e manuais informam vida útil de 50 mil km ou 3 anos em média.

mas vamos falar um pouco mais sobre os assuntos para que você entenda melhor .

Quanto Tempo Dura uma Correia Dentada?

O que é correia dentada?

A correia dentada é feita de borracha vulcanizada e é o que faz com que as válvulas e pistões trabalhem em conjunto, para promover energia para o deslocamento do carro.

No caso de rompimento da correia, as válvulas podem entrar em atrito com os pistões, e assim, o carro para de funcionar.

E quando isso ocorre, o prejuízo pode ser bem alto, como por exemplo, a retífica total do motor.

Para que serve uma Correia Dentada?

Como já foi dito, a correia dentada tem como função fazer com que válvulas e pistões trabalhem em conjunto, e dessa forma, fazer com que o carro se desloque.

Em outras palavras, é seu papel sincronizar o virabrequim, que é uma peça que transmite força do motor às rodas e comando de válvulas. Ou seja, é a responsável pela abertura e fechamento das válvulas.

Por isso é tão importante a manutenção, caso contrário, pode gerar danos muito sérios ao motor.

Além disso, a correia dentada pode se romper de uma hora para outra, e normalmente nas horas mais imprevistas.

No entanto, você pode ficar atento a alguns sinais, como um barulho alto vindo da frente do carro ou um superaquecimento do motor.

 Veja também nossos outros artigos:

Dicas para economizar com o seguro do seu carro

Quanto Tempo Dura Bateria de Carro

Carros com mais de 100 mil km: Qual Óleo Usar?

Manutenção Preventiva de Carro: o Guia definitivo

Quanto tempo dura uma correia dentada, durabilidade correia dentada:

Geralmente, a correia dentada não mostra sinais que está com problema, e é meio que imprevisível saber quando vai se romper.

Por isso a importância da manutenção preventiva do carro, pois é a melhor maneira de revisar todos os itens do carro e se for necessário, trocá-los.

Então, quanto ao tempo de duração de uma correia dentada, a maioria dos fabricantes dizem que, em média, pode durar até 5 anos ou o equivalente a 50 mil km.

A  dica é que a cada 15 mil km, seja feita uma revisão e avaliada a necessidade de troca. O profissional vai verificar se há algum desgaste ou se as borrachas estão ressecadas.

Agora, dependendo para que seja usado o veículo, talvez seja necessário trocar antes desse prazo.

Por exemplo, se houver contato com pó abrasivo ou muita poeira, provavelmente a troca deverá ser realizada em menos tempo.

Vale lembrar também que ao realizar a troca da correia dentada, é essencial trocar também o esticador, pois como o nome já sugere, é o que mantém a correia esticada.

Mas lembre-se de dar uma olhada no manual do proprietário, pois ali você encontra o período ideal de troca da correia dentada. Isso porque pode variar dependendo do fabricante.

 

Como aumentar a vida útil da correia dentada do seu carro

Vamos citar alguns procedimentos para que você possa aumentar ainda mais a vida útil e a durabilidade da sua correia dentada, lembrando que são apenas para que você possa manter não somente a correia dentada mas a integridade total do seu carro como um todo.

Trancos ao mudar de marcha

Parece besteira mas toda vez que o seu carro está em velocidade constante todo o conjunto do carro trabalha em harmonia seja em velocidades altas ou baixas porém quando você passa marcha em tempo errado e gera trancos no seu carro isto faz com que você force não somente a correia dentada mas como toda a sua transmissão e também suspensão do carro.

Se possível evite o máximo o problemas com trancos ao passar marcha em seu carro para evitar o efeito estilingue em sua correia dentada.

Superaquecimento do motor

Ao superaquecer o motor você acaba por sobrecarregar todas as partes do motor e junto componentes ligados a ele como a sua correia dentada .

Lembre sempre de verificar o nível de água do motor e caso o seu painel comece a indicar que a temperatura está alta procure imediatamente a oficina mecânica , de preferência utilize um serviço de reboque para levar o seu carro.

Ruídos ao dirigir

Preste atenção aos ruídos estranhos, já que eles podem indicar falhas na correia. O som mais comum é de algo deslizando. Ele é causado porque esse componente está desajustado. A única forma de solucionar esse problema é procurar um mecânico para fazer a manutenção ou troca necessária.

Prejuízos de não fazer a troca da correia dentada

Acredito que em carros que possuem a correia dentada seja um dos itens mais críticos no sistema, recomendo sempre comprar o equipamento de qualidade e manter a manutenção preventiva sempre em dia.

Infelizmente se houver o rompimento da correia dentada geralmente o carro vira perda total pois ele quebra o motor inteiro, sendo assim você não quer por conta de uma peça de poucos reais perder o seu carro não é verdade?

Similar Posts