Quantos Km Dura um Pneu?

Essa é uma dúvida muito comum entre motoristas: quantos km dura um pneu?

Na verdade, existem uma série de fatores a serem levados em conta, como os cuidados e a maneira que o motorista dirige, a potência do automóvel, além é claro da finalidade do uso do carro.

Nesse post, vamos mostrar em mais detalhes todos esses fatores e qual é a quilometragem média de um pneu.

Quantos Km Dura um Pneu?

Conheça os fatores que interferem na vida útil do pneu

Antes de saber quantos km dura um pneu, é importante saber quais fatores podem ter influência na vida útil do pneu.

Assim, você pode ir tomando alguns cuidados, principalmente pensando na sua segurança:

1.Como o motorista dirige

A maneira como o motorista dirige tem um impacto direto na durabilidade do pneu.

Por exemplo, acelerar ou frear de repente, estacionar com apenas um dos pneus na calçada ou mesmo passar correndo em um quebra-molas ou buraco.

2.Calibragem dos pneus

Em  todo manual do proprietário consta a calibragem adequada para os pneus, e se não forem calibrados corretamente, podem levar a um desgaste mais rápido.

O  ideal é que, pelo menos uma vez por semana se calibre os pneus, inclusive pneus com calibragem errada podem consumir mais combustível.

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3.Tipo de pneu

Uma coisa é sempre optar por pneus originais e não recauchutados, pois duram muito mais.

Em  alguns casos, a vida útil de um pneu recauchutado pode ser a metade de um pneu original, o que significa que vale a pena investir um pouco mais por conta do custo benefício.

4.Clima e condições das ruas

Dependendo de onde você costuma rodar, pode também interferir na vida útil do pneu.

Por exemplo, lugares onde chove muito, aumenta o desgaste do pneu, assim como a própria condição das ruas.

Em determinadas cidades, buracos e até mesmo asfalto de má qualidade pode reduzir a eficiência do pneu.

Independentemente de todos esses fatores, é essencial realizar a manutenção preventiva regularmente, especialmente para verificar as condições dos pneus e saber com mais certeza o momento certo de trocá-los.

Quantos  km dura um pneu?

Em primeiro lugar, saiba que um pneu novo vai durar muito mais do que um pneu recauchutado.

Além disso, pneus de um carro urbano têm durabilidade maior se comparados com pneus de carros mais pesados ou esportivos.

Então, geralmente, o pneu deve rodar entre 40 e 100 mil quilômetros. É claro que tudo vai depender dos fatores listados acima.

Embora não  exista um prazo de validade, é importante estar atento a rachaduras ou ressecamento da borracha.

Um outro dado que deve ser levado em conta é o tipo de pneu, onde aqueles com uma aderência a mais e de alto desempenho podem se desgastar mais rapidamente, assim como a qualidade do pneu.

Mais uma vez, por mais que um pneu de melhor qualidade seja um pouco mais caro, vai valer a pena no final, principalmente em razão de sua maior durabilidade.

E nunca se esqueça de calibrar os pneus toda semana e se possível, de tempos em tempos fazer o rodízio dos pneus, assim como alinhamento e balanceamento.

 

FAQ:

 

Calibragem

Calibragem é o procedimento dê você verificar se o pneu está inflado o suficiente para aguentar o peso do carro e rodar com pouco atrito.

Alinhamento e balanceamento 

Alinhamento é o procedimento para deixar os pneus alinhados com o centro da pista, e volante para que o carro não puxe nem para direita nem para esquerda.

Balanceamento é o procedimento para que o carro não tenha a roda empenada e fique oval fazendo com que o carro fique desbalanceado na pista, é adicionado pesos e contrapesos dentro da roda do carro.

Pneu  ‘Meia vida’

Nome carinhosos a pneus que já tem um bom uso porém ainda podem ser utilizados por mais um tempo com segurança

Rodízio de pneus

Técnica de fazer a troca dos 4 pneus do carro, geralmente a frente do carro é muito mais pesada por existir o motor e todos os componentes pesados, dessa forma os pneus da frente se desgastam com muito mais facilidade.

O rodízio dos pneus serve para que em determinado tempo você traga os pneus de trás para frente, assim você não chega no final com pneus da frente careca e os pneus de trás ainda bons.

Parede lateral  

São as laterais da carcaça. Revestidas por uma mistura de borracha flexível e resistente à fadiga, protege o pneu de choques que possam causar danos à carcaça.

Banda de rodagem

Parte do pneu que fica em contato direto com o solo. Fica disposta sobre as lonas e recebe o desenho do pneu com partes cheias (biscoitos ou blocos) e partes não preenchidas, conhecidas por sulcos. Devem oferecer aderência, tração, estabilidade e resistência a desgaste, abrasão e superaquecimento.

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