Vantagens e desvantagens de um carro elétrico

Um carro elétrico tem muitas vantagens, mas também algumas desvantagens. Este setor em expansão não convence a maioria da população. Vejamos os prós e os contras dos veículos elétricos.

A vantagem que todos conhecemos do carro elétrico é que ele não polui, mas para muitos essa vantagem não basta. Vamos ver mais alguns, com base na opinião de usuários de veículos elétricos na Internet. Muitas dessas opiniões, com base na própria experiência.

Vantagens e desvantagens de um carro elétrico

1. Não produz poluição do ar

Um carro elétrico não polui porque não precisa de combustível. Esses veículos funcionam graças à conversão de eletricidade em energia. Um ponto muito favorável considerando os grandes problemas de poluição que temos hoje.

2. Não produz poluição sonora

Mas a poluição não é apenas atmosférica. Um carro também produz poluição sonora, a menos que seja um carro elétrico, que produz muito pouco ruído. Em um veículo elétrico, podemos conversar sem ter que elevar a voz, por exemplo.

3. Economia na manutenção

O gasto com manutenção do motor que um veículo a diesel ou gasolina produz é bastante alto. No entanto, com um carro elétrico economizamos essa despesa e nosso bolso agradece. O motivo dessa economia está no motor elétrico do carro, por ser muito compacto e muito mais confiável que os tradicionais. É muito raro que um motor elétrico falhe, é muito simples, quase não tem acessórios, porém, os motores tradicionais podem causar inúmeras falhas (no sistema de refrigeração, óleo …) e até deixar o motor inutilizado, algo que nos deixaria sem carro, pois trocar o motor de um carro tradicional é muito caro e na maioria dos casos não vale a pena.

 

4. Economia de espaço

Como não tem caixa de mudanças de velocidades e o motor é muito mais compacto e pequeno, o espaço que teremos em um carro elétrico será muito maior do que em um modelo tradicional. A maior parte do espaço de um carro elétrico é destinada à habitabilidade, portanto teremos um carro menor, com o qual podemos estacionar na cidade com mais facilidade, mas muito mais espaçoso por dentro.

5. Maior eficiência

Um carro elétrico é muito mais eficiente do que um tradicional. Sua eficiência gira em torno de 90% quando em um carro tradicional fica em 30%, ou seja, um veículo elétrico precisa de menos energia para fazer o mesmo esforço e, em última análise, consome menos e isso ajuda a baixar a conta da eletricidade.

Além disso, podemos agregar a essas vantagens a economia de estacionamento nas grandes cidades. Um carro elétrico não paga nada nos estacionamentos azuis ou verdes das cidades.

Veja também nossos outros posts:

Desvantagens de um carro elétrico:

Quando pensamos nas desvantagens de um carro elétrico, pensamos na autonomia e na carga da bateria. Não é assim? Vamos ver quais são as maiores desvantagens de um veículo elétrico.

1. Menos autonomia

A autonomia de um carro elétrico é a principal desvantagem na hora de comprar um. Não têm a mesma autonomia que um automóvel convencional. Embora deva ser dito que a autonomia depende de muitos fatores, como velocidade, ar condicionado ou a idade e condição da bateria, entre muitos outros.

2. Onde carregamos a bateria?

Outra das maiores desvantagens de um carro elétrico é o local de carregamento. Para começar, antes de comprar um veículo elétrico, devemos ter em mente que precisamos de uma garagem, além da instalação necessária para que a tomada possa carregar a bateria do carro.

Existem marcas que oferecem a instalação de pontos de carga ao comprar um carro elétrico. Se tivermos garagem própria, isso não deverá representar nenhum problema, no entanto, se a nossa garagem for comum, devemos ter a autorização dos vizinhos antes de iniciar a instalação.

3. Preço alto

O preço de um carro elétrico é muito superior ao de um tradicional. O motivo do alto custo são as baterias. Felizmente, existe atualmente a possibilidade de comprar um carro sem bateria, ou seja, em vez de comprar a bateria com o carro, podemos alugá-la. Este sistema permite que você tenha a bateria sempre pronta em troca de uma mensalidade, levando em consideração que as baterias têm uma vida útil de aproximadamente 7 anos.

4. Como a eletricidade para carga é produzida?

Já dissemos que os carros elétricos não poluem absolutamente nada, mas a verdade é que a produção de eletricidade para carregar esses veículos polui. Uma solução seria produzir a eletricidade necessária ao nosso veículo a partir de energias renováveis, como a solar, eólica ou das marés no caso da zona costeira, entre outras.

Similar Posts